Mementarot mori
O Tarot do Oeste Gótico de Memento Mori
O Tarot oficial do Mementober reflete os pilares do Oeste Gótico de Memento Mori.
Aqui você conhecerá mais sobre os Arcanos maiores que regem este baralho.
Os Arcanos Maiores de Memento Mori
O ANDARILHO
- Posição vertical: Independência, desbravamento, novas aventuras.
- Posição invertida: Impulsividade, inconsistência, falta de paz.
- Simbolismo: O Andarilho é uma carta que representa a liberdade e novas experiências. É uma carta de inícios e de novos começos e está disposto a arriscar tudo para seguir seu próprio caminho, seja na base do chumbo ou da paz.
- Carta-Raiz: O Louco
O PISTOLEIRO
- Posição vertical: Poder, força de vontade, sagacidade.
- Posição invertida: Falta de foco, preguiça, autoengano.
- Simbolismo: O Pistoleiro é uma carta que representa o poder da vontade. Ele é um arquétipo que pode controlar os elementos mais importantes do Oeste Gótico. É uma carta de vontade e de manifestação.
- Carta-Raiz: O Mago
A PERDA
- Posição vertical: Intuição, sabedoria, conhecimento oculto.
- Posição invertida: Cegueira, ignorância, lamento profundo.
- Simbolismo: A Perda é uma carta que representa a sabedoria do inconsciente. Ela é uma lamentadora que guarda o conhecimento oculto. A Perda é uma carta de intuição e de poder inato e ligado ao feminino. Somente através da Perda que se pode acessar os mistérios do universo.
- Carta-Raiz: A Papisa/ A Sacerdotisa
A MADAME
- Posição vertical: Fertilidade, criatividade, beleza.
- Posição invertida: Egoísmo, materialismo, vaidade.
- Simbolismo: A Madame é uma carta que representa a fertilidade e a criatividade. Ela é uma governanta que rege sobre a terra. A Madame é uma carta de beleza e de sensualidade, tal qual as cortesãs do Oeste Sombrio.
Ela é uma fonte de vida e de energia.
- Carta-Raiz: A Imperatriz
O PROGRESSO
- Posição vertical: Autoridade, poder, estabilidade.
- Posição invertida: Dominação, tirania, rigidez.
- Simbolismo: O Progresso é uma carta que representa a autoridade e o poder desenfreado. Ele é um regente que governa sobre um império. O Progresso é uma carta de estabilidade e de ordem. Ele é um construtor que cria coisas sólidas.
- Carta-Raiz: O Imperador
O GUIA
- Posição vertical: Espiritualidade, sabedoria, orientação.
- Posição invertida: Dogma, fanatismo, hipocrisia.
- Simbolismo: O Guia é uma carta que representa a espiritualidade e a sabedoria. Ele é um hierofante que rege os manitus. O Guia é uma carta de orientação e de fé. Ele é um mentor que ensina os outros sobre o caminho espiritual.
- Carta-Raiz: O Hierofante/ O Sacerdote
O DUELO
- Posição vertical: Escolhas, consequências e deveres.
- Posição invertida: Indecisões, traição, conflito.
- Simbolismo: O Duelo é uma carta que representa as escolhas, as consequências e deveres que vem com ela. Ela pode representar um relacionamento amoroso ou um relacionamento profissional, ela pode representar a escolha entre dois caminhos na vida. O mais importante é se responsabilizar pelas consequências de sua escolha.
- Carta-Raiz: Os Enamorados
A TRILHA
- Posição vertical: Controle, sucesso, determinação.
- Posição invertida: Impulsividade, arrogância, autodestruição.
- Simbolismo: A Trilha é uma carta que representa o controle sobre os próprios pensamentos, emoções e ações. Ela pode representar o sucesso em uma tarefa ou projeto e a determinação para alcançar um objetivo, como nas trilhas de Oregon, ou ela pode representar o fracasso e autodestruição, como mostram as covas daqueles que pereceram pelo caminho.
- Carta-Raiz: O Carro/ A Carruagem
A BALANÇA
- Posição vertical: Equilíbrio, justiça, retidão.
- Posição invertida: Injustiça, parcialidade, inflexibilidade.
- Simbolismo: A Balança representa a justiça imparcial, a que serve aos homens por igual valor. Ela pode representar o equilíbrio entre os opostos, seja do campo ou das cidades e também pode representar a retidão moral.
- Carta-Raiz: A Justiça
A SOLITUDE
- Posição vertical: Sabedoria, introspecção, solidão.
- Posição invertida: Recolhimento, isolamento, depressão.
- Simbolismo: A Solitude é uma carta que representa a sabedoria com base na introspecção. É um eremita que vive na solidão para buscar conhecimento sobre si e sobre sua jornada.
- Carta-Raiz: O Eremita
O SOM
- Posição vertical: Mudança, destino, ciclos da vida.
- Posição invertida: Estagnação, falta de progresso, imprevisibilidade.
- Simbolismo: Ela representa mudanças, destino, ciclos da vida, sorte, fortuna, oportunidade, aprovação, sucesso, realização, progresso, movimento e mudança. Esta carta também é um lembrete de que a sorte não é fixa. A sorte pode mudar, e o que é azar hoje pode ser sorte amanhã. Uma roleta russa carregada, onde você aposta com o destino.
- Carta-Raiz: A Roda da Fortuna
A RESILIÊNCIA
- Posição vertical: Controle, poder, coragem.
- Posição invertida: Dominação, violência, medo.
- Simbolismo: A Resiliência é uma carta que representa o controle sob o seu meio. Uma força nativa que luta com a força de sua mente. A Resiliência é uma carta de autocontrole e de superação de obstáculos. Ela pode representar a força interior para enfrentar os desafios da vida.
- Carta-Raiz: A Força
A FORCA
- Posição vertical: Sacrifício, perspectiva, entrega.
- Posição invertida: Resistência à mudança, falta de perspectiva, atraso.
- Simbolismo: A Forca é uma âncora que simboliza a necessidade de uma mudança de perspectiva. Ele representa a disposição de sacrificar algo em prol de um ganho maior, mesmo que isso custe algo no momento.
- Carta-Raiz: O Enforcado/ O Pendurado
A GUERRA
- Posição vertical: Mudança, transformação, renascimento.
- Posição invertida: Estagnação, medo da renovar, resistência à mudanças.
- Simbolismo: A Guerra é uma carta que representa a mudança de todas as coisas que não estão trazendo bem ao seu caminho. Como em qualquer guerra, sacrifícios deverão ser feitos para que o statuos quo mude. Deixe o cavalo escarlate pisar em terras estéreis para que possa renascer e voltar a florir.
- Carta-Raiz: A Morte
A PÓLVORA
- Posição vertical: Equilíbrio, harmonia, moderação.
- Posição invertida: Descontrole, excesso, impulsividade.
- Simbolismo: A Pólvora é uma carta que representa a calma em meio a tempestade. É o pistoleiro que carrega sua arma com calma antes do duelo. Esta carta representa a moderação e a temperança.
- Carta-Raiz: A Temperança
A RECOMPENSA
- Posição vertical: Materialismo, desejo, tentação.
- Posição invertida: Ilusão, dependência, vício.
- Simbolismo: O que é mais forte que o desejo para poder fazer com que homens busquem prazeres, caçando seus iguais? A Recompensa dita o valor em nossas cabeças, que nos faz seguir nossos impulsos e tentações, almejando sempre mais a custas de nossos semelhantes.
- Carta-Raiz: O Diabo
O CONTROLE
- Posição vertical: Ruptura, destruição, mudança brusca e necessária.
- Posição invertida: Resistência à mudança, medo do desconhecido, autodestruição.
- Simbolismo: O Controle é uma carta que representa a necessidade de queimarmos certos dogmas para seguir em frente. O medo é real, mas enquanto o muro estiver de pé, nunca conseguiremos ver o que está no horizonte. O Controle é uma carta de mudança radical. Ela pode representar a destruição de algo na vida para a necessidade de mudança.
- Carta-Raiz: A Torre
O XERIFE
- Posição vertical: Esperança, fé, renovação.
- Posição invertida: Desespero, pessimismo, falta de fé.
- Simbolismo: O Xerife é uma carta que representa a esperança na autoridade sob sua vida. Como uma figura altiva, o xerife te imbui de força para renovar suas forças para perseguir seus objetivos. Ela pode representar a fé em um futuro melhor ou a necessidade de esperança na vida.
- Carta-Raiz: A Estrela
A FRONTEIRA
- Posição vertical: Intuição, sonhos, imaginação.
- Posição invertida: Ilusão, confusão, medo do desconhecido.
- Simbolismo: A Fronteira representa ilusões qie criamos em nossas mentes e que se manifestam em nossos sonhos, assim como as fronteiras criadas pelos homens para dividir nações e espaços. Ela representa a necessidade de almejarmos objetivos maiores, sem medo do que espreita na escuridão.
- Carta-Raiz: A Lua
O DESERTO
- Posição vertical: Felicidade, sucesso, realização.
- Posição invertida: Tristeza, fracasso, infelicidade.
- Simbolismo: O Deserto, em primeiro momento nos causa desconforto por sua paisagem árida, mas o sol sempre está a pino, nos iluminando e, se nos permitirmos, mesmo nas situações mais adversas, a vida permeia o deserto, assim como ela deva permear nosso interior.
- Carta-Raiz: O Sol
A PROVIDÊNCIA
- Posição vertical: Ressurreição, renascimento, segunda chance.
- Posição invertida: Julgamento, culpa, arrependimento.
- Simbolismo: A Providência vem para trazer de volta o grito de guerra dos antigos. Da nossa força-de-vontade apagada pelas agruras da vida. Escute o eco da Providência e escolha bem seus próximos passos, para não cometer os mesmos erros.
- Carta-Raiz: O Julgamento
A REDENÇÃO
- Posição vertical: Completude, realização, felicidade.
- Posição invertida: Incompletude, insatisfação, falta de realização.
- Simbolismo: A Redenção vem para trazer o equilíbrio do mundo espiritual ao mundo físico. Os Bisões voltarão a pastar pela pradaria e os desejos dos anciões ecoarão nas cantigas ao redor da fogueira. Sinta-se completo e sinta-se pertencido.
- Carta-Raiz: O Mundo
Você será redirecionado para a loja oficial do Saloon na